Falando sobre Dirk Gently

Para começar a falar dessa série temos que entender o significado de holístico. E segundo o dicionário holístico ou holista é um adjetivo que classifica alguma coisa relacionada com o holismo, ou seja, que procura compreender os fenômenos na sua totalidade e globalidade.

Mais uma obra do Douglas Adams, que para quem não conhece ele é o criador de O Mochileiro da Galáxia. A série é produzida e escrita por Max Landis, que recentemente escreveu para a DC Comics a minissérie Superman: American Alien, que foi bastante elogiada pela crítica. Problemas de estrutura ou falta de criatividade não são encontrados na série.

A trama começa quando o carregador de bagagens Todd (Elijah Wood) encontra um grupo de pessoas brutalmente assassinadas na cobertura do hotel em que trabalha. A polícia não consegue encontrar nenhuma explicação para o ocorrido além da possibilidade de todos ali terem sido devorados por um tubarão-martelo e colocam Todd como suspeito. Ele, por sua vez é visitado por Dirk Gently (Samuel Barnett), que se apresenta como um “detetive holístico” e o chama para ser seu assistente e resolver o assassinato. A partir daí a dupla embarca em uma trama que envolve trocas de corpos, vampiros de emoções, viagens no tempo, experimentos da CIA e várias coisas que parecem não fazer sentido, mas que se conectam.

A jornada de Dirk Gently e Todd  é espelhada com a jornada de outra personagem, Bart (Fiona Dourif), que se denomina uma “assassina holística” e Ken (Mpho Koaho), quem inicialmente toma como refém, mas acaba forjando uma amizade. Há uma cena em que ela conversa com Ken, que está sentado no teto do carro e logo em seguida vemos, em um enquadramento similar, Todd conversando com Dirk enquanto ele senta sobre o carro, colocando as duas duplas em clara oposição. Os assassinatos cometidos por Bart estão entre as cenas mais engraçadas da série. Como tudo na série, os caminhos dela e de Dirk se cruzam por puro acaso (ela está andando quando ele literalmente grita o próprio nome no meio da rua) e tudo acaba se encaixando bizarramente.

FUSI-DIRK GENTLY BART.jpg

A série brinca com o fato de que praticamente ninguém (nem os protagonistas, nem os vilões, nem a polícia e muito menos quem tá assistindo) parece ter a menor ideia do que está acontecendo. Há uma cena em que Dirk e Todd são capturados pelos vilões e Dirk torce para que os antagonistas esclareçam seus planos, mas o vilão imediatamente enche os dois de perguntas a respeito do que está acontecendo, revelando estar tão perdido quanto os dois investigadores.

A primeira temporada Dirk Gently’s Holistic Detective Agency acerta na construção de um mistério no qual tudo é conectado da maneira mais absurda possível e consegue ser uma interpretação bastante digna de Douglas Adams.

A primeira temporada está completa na Netflix. Confira o trailer:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s