O “mimimi” sobre os desenhos animados da nova geração

Por: Amigão da Vizinhança

Eu não sei se você é da geração X, Y ou Z, na verdade, eu nem mesmo sei em qual geração eu me encaixo, mas assim como nossos pais reclamam das músicas que gostamos e como os pais deles criticaram as músicas que eles gostavam, chega um momento em que nós crescemos e vamos sentindo falta de pequenas coisas que marcaram nossa vida. A gente conhece muito bem esse sentimento como ‘NOSTALGIA’. E é gostar demais de desenhos da “nossa época” que acabamos criticando os dessa nova geração.

A verdade é que nas nossas memórias tudo, até mesmo as coisas mais simples, ficam melhores ao serem relembradas. Seja uma brincadeira na rua quando criança, a primeira vez que dirigiu um carro, o primeiro beijo ou mesmo um ‘mico’ que passou na escola e agora ele te faz rir. É impressionante como as coisas parecem mais incríveis nas nossas lembranças, e isso vale também para aqueles desenhos que marcaram a nossa infância.

fusi-samurai-jack

Eu, por exemplo, cresci na famigerada “era de ouro” do Cartoon Network, que pra mim realmente foram os melhores desenhos da minha vida. Coragem o cão covarde, Samurai Jack, Billy e Mandy, Jhonny Bravo, O laboratório de Dexter, KND – A turma do bairro ( o meu desenho favorito), e outros desenhos que marcaram a vida de muita gente. Mas por que temos essa mania feia de dizer que os desenhos de hoje não são tão bons quanto os de antigamente?

Você já ouviu bastante essa frase, não é?

Essa discussão surgiu porque eu também era bem chato com relação a isso. Pra mim os melhores desenhos foram os que passaram na minha infância, os de hoje são horríveis e blá blá blá. Até “encho” o meu ‘irmãozinho’ ainda tentando passar pra ele alguns desses desenhos que eu amava e amo, e posso dizer que tive sucesso com alguns como Jovens Titãs, Super choque, corrida maluca e outros. Mas que direito eu tenho de criticar tanto os desenhos mais atuais? Eu parei pra acompanhar alguns mais recentes deixando o velho preconceito de lado, e cara… Tem muitos desenhos incríveis!

Alguns desenhos tem uma qualidade absurda, tanto na história quanto em outros aspectos da produção. Eu me apaixonei por Gravity Falls, Apenas um show, O incrível mundo de Gumball […]. São desenhos sensacionais!

fusi-gravity-falls-episode-ranking

Os desenhos da “minha época” eram bem superficiais, pensados e feitos para crianças, o máximo de profundidade que tinham eram nas ‘piadinhas’ adultas ou momentos subliminares pra somente os pais entenderem. Mas analisando esses atuais, é fantástico ver a história densa mas ao mesmo tempo leve, profunda, cativante, com piadas para crianças e para adultos, críticas sociais, referências, uma narrativa muito bem contada.

Desenhos que são vendidos como se fossem pra crianças mas que na verdade são muito mais para os adultos.

Um bom exemplo disso é Gravity Falls, não vou entrar no ‘core’ do que é a série mas basta você assistir um único episódio, já é o suficiente pra entender o que eu quero dizer.

O que eu quero passar pra você leitor é o seguinte, será que os desenhos de antigamente são melhores que os de hoje? Será que os desenhos eram tão bons ou é a nossa saudade do passado que nos faz assim julgar? Será que não é simplesmente nós sendo chatos e conservadores?

Porque algo fez parte da sua vida, que te trás uma lembrança boa e confortável, não a torna melhor ou pior que algo de hoje.

Como o exemplo que dei no começo, sempre vai haver a geração passada criticando algo da geração seguinte, é um circulo infinito. Talvez o jeito de sair dele seja abrindo a mente pras novidades, gostar ou não de algo após se permitir conhecer primeiro. É um exercício interessante que pode te fazer muito bem.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s