Falando sobre Spider-Man: Homecoming | Crítica

Este ano de 2017 nos entregou grandes filmes do gênero de super-heróis: O elogiado Logan, o divertido Guardiões da Galáxia – Vol. 2, o empolgante filme da Mulher-Maravilha e agora o agradável Homem-Aranha: De Volta ao Lar. 

Esse é o primeiro filme solo do personagem nesse universo compartilhado Marvel, e o filme faz questão que a gente saiba que ta tudo ali conectado, fazendo conexão direta com Vingadores (lançado em 2012) e Guerra Civil (do ano passado).

MV5BMzQ5NjkzOTE0Ml5BMl5BanBnXkFtZTgwNjMzNTMzMjI@._V1_SX1500_CR0,0,1500,999_AL_

Tom Holland é o substituto perfeito do Tobey Maguire e do Andrew Garfield, ele mostrou que o uniforme do personagem serviu direitinho, e também representou muito bem o espírito Peter Parker de que com “grandes poderes vem grandes responsabilidades”. 

Homem-Aranha: De Volta ao Lar apesar de ser um reboot, não nos conta uma história de origem, já que vimos a origem do personagem em dois filmes anteriores. O filme se concentra nos eventos seguintes a batalha do aeroporto em Berlim de Guerra Civil, com Peter sendo o Amigão da Vizinhança e tentando se tornar um Vingador

Peter acha uma chance de provar para Stark que já está pronto quando ele cruza o caminho de Adrian Toomes/Abutre (Michael Keaton), um ex-empreiteiro que limpava a a cidade da bagunça feita pelos grandes heróis e que perdeu o emprego após uma parceria da Indústrias Stark com o governo federal para formar o Departamento de Controle de Danos após a Batalha de New York (que vimos lá em Vingadores). Enfurecido que a mesma pessoa que causou o dano está sendo pago para limpá-lo, Toomes convence sua equipe, Brice (Logan Marshall-Green), Schultz (Bokeem Woodbine) e Mason (Michael Chernus) – para manter a tecnologia alienígena  que eles encontraram em meio ao entulho e transformá-lo em poderosas armas e vendê-las. O negócio muito rentável garantiu que Toomes fornecesse para sua família uma vida melhor e ele não está prestes a deixar um cara em um traje arruinar tudo.

MV5BMTAwMjI4NDAwNzleQTJeQWpwZ15BbWU4MDY2MjMzODIy._V1_SY1000_CR0,0,1528,1000_AL_.jpg

Vilões vem sendo um grande problema nos filmes da Marvel nos últimos anos, mas o Abutre de Michael Keaton é diferente, ele se destaca por não ser mais um megalomaníaco tentando dominar o mundo, ele é apenas um homem tentando ganhar a vida. A atuação do Michael Keaton é muito marcante, mostrando realmente mais o lado humano do vilão. 

Aliás, os personagens em volta do Peter são todos bacanas, Ned (Jacob Batalon) é claramente gente como a gente, ele é o amigo nerd que tem que guardar o segredo do seu melhor amigo, toda sua participação é muito divertida. Tia May (Marisa Tomei) é uma versão moderna da personagem, mas que não perde o seu senso maternal. Tony Stark (Robert Downey Jr.), que muitos falaram, inclusive eu, que seria o “protagonista do filme” pelo tanto que apareceu nos trailers e no material de divulgação, se enganaram, o papel no filme é essencial e na medida certa. Liz (Laura Harrier), Michelle (Zendaya) e Flash (Tony Revolori) também são personagens interessantes, com destaque a Michelle, que tem algo guardado para os espectadores na continuação do filme. 

MV5BNTIwNjcwMTc4M15BMl5BanBnXkFtZTgwNTcyMzM4MjI@._V1_SX1500_CR0,0,1500,999_AL_

Homem-Aranha: De Volta ao Lar contém ótimos momentos, como ele sendo o Amigão da Vizinhança, como o método que usam para integrar o Capitão América no filme, a forma como a Tia May é vista no bairro, as homenagens aos clássicos Clube dos Cinco e Curtindo a Vida Adoidado, a referência a famosa cena do beijo de cabeça para baixo do longa de 2002, as dificuldades de ter que perseguir bandidos no subúrbio (onde ele não tem como ir de prédio em prédio com facilidade), Peter aprendendo todas as novas técnicas do seu traje, e a luta constante entre ser um garoto de 15 anos de idade e aprender a ser um super-herói. 

MV5BMTk5NzQ5NjkwMF5BMl5BanBnXkFtZTgwMTcyMzM4MjI@._V1_SX1777_CR0,0,1777,740_AL_

O filme é infalivelmente divertido, deixando com um gostinho de quero mais. 

fusi-nota8,5

  • OBS¹: Não é melhor que Homem-Aranha 2 (Aquele com o Dr. Octopus)
  • OBS²: Não perca a segunda cena pós-creditos. 

Por: Pedro Furtado

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s