Planeta dos Macacos: A Guerra | Crítica

O reboot mais realista de Planeta dos Macacos iniciou em 2011 com uma bela introdução da história e do personagem Cesar, origem de toda a evolução do vírus na trilogia. No segundo filme temos o confronto com um Cesar líder e Koba (outro macaco) com valores distintos que disputam o poder. Agora para fechar a trilogia temos a guerra declarada entre as raças sobreviventes. A questão é, pra quem você vai torcer? Será que existe essa questão?

Por caminhos óbvios, por mais que o filme seja de guerra, torceremos pela paz mas sempre há um antagonista a ela, e essa é a premissa básica do filme. Com muitas cenas imprevisíveis, o que torna o filme realmente bom e inesperado, é possível entrar no mundo de Cesar e passar pelos sofrimentos e batalhas externas e internas que o personagem vive.

Além das situações do filme que estão bem estruturadas, mostrando um roteiro de competência, o filme consegue entregar bons personagens, mas de apenas um lado. O que faltou um pouco no filme é uma certa simpatia pelo lado antagonista a Cesar e isso não acontece. Sabe aquela dúvida que você sente, aquele drama para quem torcer? Não há. Mas isso não é um grande demérito do filme, na verdade foi uma escolha claramente desejada, mas que poderia ser explorado de outra forma com aberturas criativas e complexas, mas preferiu a simplicidade e rapidez. E isso faz o filme de uma certa maneira perder o ritmo surpreendente que alcança até a primeira metade do filme.

Se por um lado somos humanos e teoricamente na situação do filme deveríamos escolher uma situação de sobrevivência, pois somos humanos, por outro lado torcemos pelo que é certo independente da raça. Esse é o ponto do filme e a grande guerra entre fazer o certo e fazer o que deseja. O filme fecha com chave de ouro e entrega uma trilogia de respeito, pois todos os filmes foram ótimos.

fusi-nota9

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s