Mudanças sobre a Força em Star Wars: The Last Jedi

Vamos analisar alguns aspectos da Força no novo filme de Star Wars: The Last Jedi. Portanto este texto contém SPOILERS. Leia a crítica do filme clicando aqui.

1. Truque de mente

Em Star Wars Uma Nova Esperança, Obiwan explica para Luke que é possível utilizar a Força para enganar as pessoas que tem mentes fracas. Pois bem, como Luke conseguiu enganar todos com sua projeção mental incluindo Kylo Ren? Teoricamente ele poderia ter mecanismos de identificar que estava sendo trapaceado.

2. Jedis fantasmas

Quando Obiwan aparece para Luke em o Retorno de Jedi, ele dá conselhos para Luke e só. Em The Last Jedi tanto a projeção de Luke como um raio que Yoda evoca do céu aparentam ser resultados de potencia máxima, mas eles modificam radicalmente a forma como pensamos ser os usuários da Força.

3. Projeção de Luke

Yoda ficou recluso em Dagobah pois o planeta era um canal para a Força. O que permitiu que Luke se projetasse em uma distância tão grande? Ele estava influenciando as mentes de todos os presentes ou realmente  transformando a realidade? E o que o matou? A tensão da projeção era demais, ou a Kylo de alguma maneira era verdadeiro? O filme não oferece respostas concretas, o que é uma grande saída da trilogia prequel, que tentou oferecer uma explicação para tudo. Mas tem pessoas que amaram e outras que odiaram isso.

Em The Last Jedi, a compreensão da Força fica aberta a interpretações, o que é louvável perto da trilogia prequel. E abre um leque de opções para novas maneiras de utilizá-la quando Yoda deixa e ajuda Luke a queimar os conhecimentos antigos. É como se estivesse negando o passado para iniciar uma nova geração.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s